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DS NEWS
23 abr 2024

6 dicas para ter sucesso na mediação imobiliária!

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Reunimos um conjunto de dicas que fazem a diferença para quem quer ter sucesso na mediação imobiliária.

                                                                                                                     

O ramo imobiliário tem prosperado ano após ano. A procura de casas para comprar tem aumentado. O crescimento do número de transações de venda de casas é evidente, tal como se tem assistido a um aumento dos preços das casas. Há sempre casas para vender e para arrendar. Por isso, a previsão é que seja uma opção de carreira sensata.

Trabalhar em mediação imobiliária é cada vez mais tentador. Não é uma carreira fácil em que as vendas se façam por magia. No entanto, há dicas que podem ajudar a ter sucesso na mediação imobiliária.

As sugestões dos especialistas podem fazer a diferença e contribuir para que quem trabalha neste setor consiga apresentar vendas e números mais significativos. No entanto, nem tudo se resume às vendas. Há muito trabalho a fazer, antes e depois dessa etapa fundamental.

 

Dicas fundamentais para ter sucesso na mediação imobiliária!       

1. Conhecer os dois lados: vendedor e comprador

Quem faz mediação imobiliária deve compreender os dois lados: o do comprador e o do vendedor. Geralmente, a compra e a venda são atos emocionais, que surgem devido a um desejo.

Frequentemente, o desejo é travado pela consciência dos valores envolvidos, mas também pode ser travado pela incerteza da obtenção do necessário financiamento.

O vendedor não é totalmente emocional no momento de vender casa, ao contrário do comprador. Quando motivado, o proprietário vendedor é menos emocional relativamente à venda e mais racional no que diz respeito à negociação.

O objetivo do vendedor está na obtenção de condições para o novo imóvel que irá adquirir. Por isso, não se interessa muito pelas pessoas a quem vai vender.

Ora, a venda coloca em confronto estes estados emocionais antagónicos. São dois lados distintos que criam, frequentemente, desequilíbrios no modo como as pessoas pensam e atuam no momento de fazerem a compra de uma casa (no caso do comprador) ou a venda de habitação (no caso do proprietário).

É comum os compradores optarem primeiro pela procura de casa e não por assegurarem a venda do seu imóvel. Tal acontece quase sempre, embora logicamente saibam que é necessário venderem primeiro para poderem comprar.

Este conhecimento sobre o comportamento típico do comprador pode revelar-se uma oportunidade para quem a souber aproveitar e trabalhar no imediato noutra venda, pois um potencial comprador pode também representar um potencial vendedor.

 

2. Ter uma estratégia de venda bem definida

Sempre que os clientes procuram ajuda da mediação imobiliária esperam encontrar alguém que revele profissionalismo e experiência no ramo. Procuram ter um especialista na atividade de mediação imobiliária que tenha na mão uma vasta rede de contactos que facilite a compra e a venda.

Quando se pretende vender, o objetivo é fazê-lo com celeridade e a um bom preço. Por isso, torna-se fundamental apresentar um plano de ação aos seus clientes vendedores.

O plano deve incorporar uma estratégia de promoção online e offline.

Na estratégia de venda planeada, deve ter tudo detalhado, apresentando todas as sugestões de promoção. Deste modo, irá evidenciar personalização no acompanhamento do cliente, deixando evidente que cada casa é um caso singular.

Também deve estabelecer objetivos concretizáveis. Para poder oferecer os melhores serviços, acompanhe e analise resultados, identifique os pontos fracos e fortes. Há sempre espaço para melhorar.

 

3. Apostar na capacidade de negociação

Após identificar o valor ideal para o mercado, ao consultor cabe a responsabilidade de fazer a defesa dos interesses do cliente, independentemente do valor pelo qual quer vender o imóvel. Ora, este papel implica a necessidade de fazer a negociação com o potencial comprador.

É essencial saber o que deve ser dito no momento da negociação e identificar o ponto-chave que conduzirá ao fecho da negociação. Nesta fase, ter uma atitude assertiva revela-se decisivo.

Explicar o processo de compra de uma casa detalhadamente faz parte de uma boa prática de negócio. A venda de um imóvel também deve ser realizada com todos os pormenores bem definidos para que a negociação seja a melhor.

Na mediação imobiliária, é fundamental que o papel de especialista seja assumido. Fazer o aconselhamento faz parte das funções. Por isso, procure aconselhar os seus clientes da melhor forma para a construção do bom nome ser realizada.

Os clientes confiam na opinião do especialista, porque fundamenta a mesma na sua experiência e em factos, nomeadamente sobre:
- a necessidade de obras para conseguir um valor melhor;
- outras formas para rentabilizar o imóvel;
- o preço a pedir pelo imóvel.

 

4. Manter o foco na responsabilidade

Apresentar sentido de responsabilidade é fundamental para levar o negócio até ao fim. É também muito importante ter em consideração os desejos dos clientes e procurar responder às respetivas necessidades, sem que se perca o foco na negociação.

Após o cliente confiar no trabalho desenvolvido, o profissional deve sentir-se automaticamente responsável por todo o processo. Desta forma, deve passar a defender os interesses do cliente até ao final.

Para construir uma imagem sólida e de confiança, o sentido de responsabilidade é um fator decisivo. A capacidade de trabalho, o profissionalismo e a responsabilização por todo o processo fará com que o cliente confie, podendo assim aceitar mais fácil e rapidamente as sugestões.

 

5. Definir um cronograma

O maior problema de um profissional desta área está na desorganização e na falta de rigor, porque a existência dessas características impede que haja um trabalho eficiente e que assegure bons resultados.

Desta forma, é fundamental criar um cronograma. Esta estratégia ajuda a organizar e a otimizar o tempo destinado às diversas tarefas a desempenhar. Ter a agenda devidamente organizada permite que todas as oportunidades que surjam possam ser aproveitadas.

No cronograma, deve planear melhor as ações e as tarefas. Devem estar bem definidos os objetivos e o tempo a dedicar a cada tarefa, com uma data definida. Faça o que tenha a fazer, sem distrações. Comprometeu-se pelo que deve ser feito com sentido de responsabilidade.

 

6. Apostar em tecnologia e formação

Na gestão de um negócio, convém usar a tecnologia em diferentes momentos. O avanço tecnológico permite poupar tempo e recursos essenciais. Trata-se de uma ferramenta fundamental para a realização das tarefas rotineiras, permitindo que elas possam ser automatizadas. A necessidade de socorrer-se da tecnologia é evidente em várias áreas, da gestão de clientes à gestão das redes sociais, passando também pela gestão comercial.

 

Gestão de clientes: para manter um negócio próspero e a crescer, torna-se fundamental valorizar este aspeto. Os clientes devem ser tratados com o máximo profissionalismo e rigor. Ora, recorrer a um CRM permite-lhe otimizar esta gestão.

Esta ferramenta permite fazer uma gestão 360º dos clientes, num programa que conjuga vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contacto. Vivemos numa era onde a transformação digital é evidente.

Esta ferramenta ajuda a dar o devido foco ao relacionamento com o cliente. O CRM revela-se uma estratégia imprescindível que ajuda a assegurar um processo de gestão eficaz.

 

Gestão de redes sociais: atualmente, torna-se inevitável estabelecer uma estratégia online para se ter sucesso na área! Hoje em dia, ter apenas presença no Facebook e no LinkedIn é insuficiente para promover o seu negócio.

Atualmente, é necessário criar uma estratégia bem estruturada e ativa que permita dar resposta à dinâmica inerente à era digital em que vivemos.

 

Formação: há sempre formações que se podem fazer em diversas áreas para que o profissional se desenvolva nos diversos aspetos onde sente maiores dificuldades, seja na tecnologia (nomeadamente na gestão das redes sociais), seja noutras áreas.


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