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14 jul 2022

Consultoria imobiliária: 5 Dicas para escolher a empresa certa

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Se procura um serviço de consultoria imobiliária, saiba que é importante conhecer a empresa em causa. Siga as nossas dicas antes de decidir.

Está à procura de uma empresa de consultoria imobiliária que o ajude na compra, venda ou arrendamento de um imóvel? Não sabe quais as características que deve ter em atenção para fazer uma escolha acertada? Neste artigo, apresentamos-lhe 5 pontos a analisar para uma decisão correta. 

1. Garantia de credibilidade no mercado imobiliário
Verificar se a empresa é titular de Alvará de Mediação Imobiliária (licença AMI) é um dos primeiros passos a dar na procura de um serviço de consultoria imobiliária. Quando se procura uma entidade que nos auxilie a fazer os melhores negócios, é importante verificar que esta cumpre todas as exigências legais. 

De acordo com a Lei n.º 15/2013, só com a licença AMI é possível mediar a compra e venda de imóveis em território nacional. Uma vez que a aprovação desta licença exige um certificado de registo criminal e uma declaração de idoneidade comercial, entre outros documentos, é uma medida que ajuda a salvaguardar o cliente e também os profissionais sérios. Desse modo, existe uma prova de que o mediador não cometeu nenhum crime (branqueamento de capitais, burla ou outros), que não está impedido de exercer atividade comercial e que não apresentou insolvência. 

Através da licença AMI, o cliente saberá se o mediador imobiliário efetivamente tem autorização para mediar a compra e venda de imóveis em território nacional. Nesse sentido, basta aceder ao website do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) e pesquisar o número de licença. 

2. Experiência no ramo de consultoria imobiliária 
Se pretende comprar ou vender uma casa numa determinada zona do país, é importante avaliar se a empresa que está a considerar tem experiência nesta atividade. O conhecimento da área é uma das maiores garantias na consultoria imobiliária. 

Uma boa rede de contactos, conhecer zonas que estão a valorizar ou encontrar boas oportunidades de negócio são tarefas que só estão acessíveis a quem está por dentro do mercado. 

É, por isso, muito importante que analise a atividade da empresa, para perceber quais as zonas em que mais atua. Se não encontrar atividade de registo nas imediações da cidade ou vila que está a considerar, talvez seja melhor procurar outra marca. 

3. Diversidade de serviços e ferramentas disponíveis 
Quantos mais serviços uma empresa de consultoria imobiliária oferecer, melhor é o atendimento que pode prestar ao seu cliente. Muitas vezes, ao longo de um processo de compra e venda de um imóvel, é necessário recorrer a serviços adicionais. Ter um parceiro que trata não só do negócio em si, mas que disponibiliza, por exemplo, vídeo e fotografia profissionais, é uma vantagem


Este é, precisamente, o caso da DS IMOBILIÁRIA, que engloba uma grande diversidade de serviços, como:
 
• Consultoria imobiliária; 
• Intermediação de crédito; 
• Mediação de obras; 
• Construção de imóveis; 
• Outros serviços. 

Contactar uma empresa com capacidade de resposta em todas estas frentes, pode facilitar muito o processo e permite ainda a personalização do serviço. 

4. Qualidade de atendimento 
Quando anda à procura de um serviço de consultoria imobiliária, a qualidade do atendimento é muito importante. Para tentar vender ou comprar uma casa é importante encontrar profissionais em quem possa confiar. Bom trato e boas capacidades de comunicação são essenciais. Também é fundamental sentir que o consultor imobiliário está disposto a dar o melhor de si para garantir o sucesso do negócio. 

Verifique qual a importância que é dada à formação dos funcionários da empresa. Ter pessoas competentes e com constante atualização de conhecimentos é sempre uma mais-valia. 

Mas existe um outro aspeto ao qual deve prestar atenção. Faça uma análise dos canais de comunicação que a marca utiliza para divulgar os potenciais negócios

• Site da empresa; 
Redes sociais; 
• Newsletter; 
Portais de divulgação de imóveis. 

Todas estas formas de comunicação podem ser determinantes para conseguir fechar negócio mais rapidamente. 

5. A opinião de antigos clientes conta 
Tal como acontece na compra de bens de consumo, também na hora de procurar um serviço de consultoria imobiliária, recolher a opinião de antigos clientes é fundamental.  

Hoje em dia, é fácil obter indicações relativamente ao serviço prestado por uma empresa. As redes sociais, portais de queixa e motores de pesquisa são uma boa fonte de informação. Clientes insatisfeitos, geralmente, não deixam de expressar o seu descontentamento. Por isso, se pretende avaliar o serviço prestado por uma empresa deve fazer uma boa pesquisa. 

Pergunte também a familiares, amigos e conhecidos que tenham tido alguma experiência com uma determinada empresa. Quantas mais opiniões obtiver, mais ponderada pode ser a sua decisão. 


DS IMOBILIÁRIA: Solução à sua medida 
Quer comprar ou vender casa e está à procura de um parceiro que o ajude a fechar o melhor negócio
Está na hora de entrar em contacto com a DS IMOBILIÁRIA. Somos uma marca portuguesa de consultoria imobiliária, que aposta num serviço personalizado, totalmente, focado na sua satisfação. 

Além de uma equipa especializada, temos ao seu dispor uma grande variedade de áreas que nos 
permitem uma oferta mais completa e mais flexível. Sempre a pensar sem si! 

Decisões e Soluções – Mediação Imobiliária, Lda., titular da Licença AMI n.º 9300 emitida pelo IMPIC, I.P. e Decisões e Soluções – Intermediários de Crédito, Lda., registada no Banco de Portugal, como Intermediário de Crédito Vinculado, sob o n.º 926, verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/decisoes-e-solucoes-intermediarios-de-credito-lda

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